Demolição Controlada têm que ser sinônimo de Demolição Segura

Demolição controlada é utilizada em aberturas de lajes e ou vigas para tubulações hidráulicas, elétricas e ar-condicionado, modificações estruturais, mudanças de ambientes, como também é indicada em obras de cronograma curto com possibilidade de se cortar estruturas com materiais como aço revestido de concreto.

Esse tipo de demolição é indicado, porque não pode haver abalos estruturais, a estrutura remanescente não pode ser danificada. O processo deverá ser realizado com a máxima precisão, por profissionais especializados, como:  um Projetista estrutural, um Engenheiro calculista de estrutura um Engenheiro responsável e um Engenheiro de segurança.

A Demolição controlada é um procedimento com uso de metodologia sem impacto, vibração ou barulho, preservando sempre a estrutura remanescente.

A empresa para realizar esse trabalho deve ter profissionais aptos a prever as condições necessárias, como luz, água, limpeza, sustentação de estruturas, içamento das peças retiradas e qualquer outro recurso que se fizer necessário, para que o trabalho seja executado com toda segurança e precisão.
O plano de execução de uma Demolição Controlada deve ser minucioso. Deve-se tomar cuidados com as armaduras concretadas nas peças estruturais, com o isolamento adequado, nos andares onde o serviço será executado, bem como no andar inferior.

Através dessa técnica, as marteladas, foram substituídas por uma técnica que “tira uma peça de um lugar e coloca em outro, predeterminado, sem afetar nenhuma das duas periferias”. Os martelos e marretas foram substituídos por equipamentos com ferramentas diamantadas que é o caso dos discos e fitas que procedem o corte de estruturas de concreto com baixo ruído e baixa emissão de particulados.

As empresas que prestam serviço de Demolição Controlada, detém a expertise de demolir parte de um hospital sem afetar seus pacientes ou uma ponte sem interromper o fluxo de carros.

Apesar de toda logística envolvida nesse trabalho, a Demolição Controlada há mais de uma década veio revolucionar os canteiros de obras, quando o objetivo é reformar, conhecido também como ``retrofit``. O sentido de reforma, pode ser também customizar, adaptar e melhorar.

Muitas vezes, uma reforma é mais honrosa que uma nova construção, mas quando se trata de preservar patrimônios históricos, é a melhor solução.

As antigas ``marteladas`` se transformaram em técnicas modernas de transformar o velho, o ultrapassado, em construções modernas, corrigir falhas construtivas e também preservar a história.

Não há dúvida que a Demolição Controlada veio para ficar, com muitas possibilidades a explorar e ter seu nome fixado na história do mundo das construções.

Boinga - Integridade Estrutural Comercio e Serviços Ltda
Facebook
LinkedIn